O Spitz Alemão é amoroso, simpático e astuto. Os bons exemplares têm porte aristocrático, parecem umas bolas de pêlos, dóceis e inteligentes, sendo ótimos companheiros para pessoas de todas as idades. Quando é preciso, se revela excelente guardião do lar. É um cão que gosta de todos os membros da família, mas sempre elege o seu dono que é aquele que ele vai seguir pela casa e proteger com unhas e dentes. Além disso, é um cão que precisa mais da companhia do dono do que de espaço, sendo assim ótimo para ser criado em apartamento.

 

 

 RESUMO HISTÓRICO DA RAÇA

 

Descendentes dos cães de puxar trenós originários da Islândia e da Lapônia, o cruzamento entre Keeshond, Elkhound Norueguês e Samoieda produziu um cão branco de aproximadamente 15 Kg que além de excelente para puxar trenós, também era excelente para pastoreio. Estes exemplares, considerados os primitivos da raça Spitz Alemão, possuíam ossatura mais pesada, orelhas maiores e menor profusão de pêlos que os Spitz atuais.
  Atingiram o tamanho e a forma que conhecemos na região da Pomerânia, antiga Prússia, parte da atual Alemanha. Daí o nome Lulu da Pomerânia.
  Muito difundido na Europa, foi o companheiro de Michelangelo (1475 – 1564) enquanto pintava a Capela Sistina, de Mozart (1756 – 1791) em Viena, enquanto compunha o inacabado Réquiem, e mais tarde companheiro de Chopin (1810 – 1849) que dedicou a valsa denominada “Valse des Petits Chiens” a sua cadelinha desta maravilhosa raça.
  A raça foi introduzida na Inglaterra pela Rainha Charlotte (que importou um casal) e difundida por sua neta, Rainha Vitória, no começo do século XIX, sendo criados ainda menores, mais leves e com pelagem mais próxima a atual.
  Atualmente, no Brasil, o Lulu da Pomerânia é chamado de Spitz Alemão Anão - Pomerânia. Nos EUA e Canadá a raça permanece como Pomeranian, ou apenas “Poms”.

 

TEMPERAMENTO DA RAÇA
 

  Alegre, afetuoso, astuto, sagaz, vivíssimo e vigilante. Essas são suas principais características. Na guarda do interior das casas torna-se insubstituível, pois é um cão atento e que adverte a tudo de estranho no ambiente.
  Seu pequeno tamanho, temperamento dócil e espírito ativo, além da sua robustez, levaram o Spitz a ser considerado ótimo companheiro. Preocupar-se com seu dono é uma das fortes características da raça, adaptando-se inclusive, à sua maneira de ser.
  Corajoso ao extremo, os Pomerânias defendem seu território sem restrições. Obediente, mas de personalidade forte, é companheiro fiel até a morte.

Com estranhos - O Spitz logo de início se mostra defensor daquele ambiente latindo e mostrando que ele está ali e que é melhor não tentar nada contra os membros daquela casa, mas quando percebe que a pessoa foi aceita por toda a família, ele já se mostra de outra forma, pulando no colo, buscando brinquedos e fazendo muita festa.
Destrutividade - O Spitz não é um cão destruidor, até mesmo os filhotes não costumam destruir muito. Claro que podem pegar uma meia ou algo do gênero, mas não é nada difícil de corrigir, basta mostrá-lo o que pode e o que não pode que ele aprenderá com facilidade. Nesta fase alguns brinquedos e ossinhos que ajudem com os dentinhos são de grande valia, pois ele aprende a diferenciar o que é dele, que poderá ser mordido e até mesmo destruído e o que é dos donos, que não pode ser mexido.
Inteligência - O Spitz é um cão muito expressivo. Demonstra com clareza o que deseja, conseguimos ver nos rostinhos deles o que sentem ou desejam, e quando não conseguimos, eles mostram, costumam latir para mostrar que a vasilha de água precisa ser reabastecida, que a hora de comer chegou, ou que precisa sair para fazer suas necessidades. Os Pomerânias adoram ver sua coleira ou a bolsinha de passeio na mão de seu dono, passear é uma de suas atividades preferidas.
Com outros cães e animais - Embora haja exceções, a política dos Poms é a da boa vizinhança, gostam da maioria dos animais domésticos, tendo uma vida tranquila com gatos, roedores, aves e outros pets. É uma raça que vive bem até mesmo com exemplares do mesmo sexo e de diferentes portes, gosta muito de brincar e correr por isso muitas vezes prefere cães maiores, mais dispostos, que aguentam a velocidade desses pequeninos, que é muito grande. Mas, deve-se ter atenção redobrada, pois é um cão pequeno e mesmo sem querer pode acabar machucado pelo seu amigo grandão.
Com a família - O Spitz adora estar perto dos membros da casa e faz festa para todos, porém muitas vezes escolhe um dono em particular, e é este que será seguido pelos cômodos, e de vez em quando convidado para uma brincadeira ou apenas para um cafuné. Apesar de gostar de atenção, o Spitz não é um cão carente que exige demonstrações de carinho e afeto constantes. Para ele basta uma atenção de poucas horas do seu dia para uma brincadeira, que ele já se sente satisfeito, sendo uma ótima companhia para donos que precisam se ausentar parte do dia.
Obediência - Este é um ponto surpreendente do Spitz, pois não é um cão de se fingir de surdo e sabe muito bem que as ordens de seu dono devem ser obedecidas. São cães excelentes para serem adestrados e já entendem que estão errados só pela forma de olhar, tendo facilidade de aprender tanto as regras de adestramento básico como as da boa convivência.
Grau de atividade - Muito ativos. No caso de haver outros cães em casa brincarão com eles o dia inteiro, e caso não haja, vão se divertir sozinhos. Adoram brincar de bolinhas, pega-pega e às vezes pedem um pouco da participação do dono em suas brincadeiras. O ideal é que sejam disponibilizados brinquedos e ossinhos variados para que o Spitz possa gastar sua energia brincando com o que é permitido e não com os objetos e móveis da casa.

 

CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS ESSENCIAIS
 

  Bom aprumo, colocação correta da cauda (inserção alta), orelhas retas, sempre alertas, pelagem abundante que sugere um leão, são características físicas encantadoras da raça. Deve ser um cão curto e compacto. Cabeça é fundamental para a beleza de um Spitz, que deve ter alguma coisa de raposa, larga na parte de trás da mandíbula, focinho delicado com um curto comprimento. O pêlo da face e da cabeça tem que ser curto, cheio e lustroso. Os olhos escuros e ligeiramente amendoados devem apresentar um brilho cheio de personalidade.
  A cauda deve ser felpuda, coberta com pêlos longos que se espalham sobre o dorso. A pelagem tem duas camadas: o subpelo (que tem um aspecto de uma penugem – lã – e se espalha proporcionalmente por todo o corpo) e o sobre pelo (que é longo, liso e brilhante).
  Para manter a beleza de um Spitz Alemão basta uma escovação semanal e banhos mensais com produtos de primeira linha. O Spitz é um cão muito higiênico e às vezes mesmo estando um tanto “sujinhos” não apresentam cheiro forte. No item "LIMPEZA E HIGIENE" que virá a seguir tem dicas importantes de como escova-los e banha-los da melhor forma para manter uma linda pelagem!

 

  A raça, além de muito higiênica também é muito resistente e com poucas visitas ao veterinário durante sua vida. No entanto podem apresentar:

Tártaro - Os dentes devem ser escovados semanalmente com produtos próprios para este fim, que ajudam na prevenção. No caso do problema já existir, será necessário o auxílio do veterinário para fazer a limpeza.
Dentição dupla – Há possibilidade de alguns dentes de leite não caírem quando os permanentes nascerem. Com cerca de 8 (oito) meses, caso isso ocorra, faz-se necessário o auxílio de um médico veterinário para fazer as extrações de forma apropriada.
Seborréia – A Seborréia é caracterizada por esfoliações da pele, similares a uma caspinha. Banhos semanais com shampoo próprio para Seborréia são de grande valia e resolvem o problema. Havendo persistência dos sintomas, será necessário o auxílio de um médico veterinário especializado em dermatologia, pois pode ser algo mais sério que uma seborréia.

  Para evitar problemas de saúde nos cães é muito importante vaciná-los de forma adequada.
  As vacinas que devem ser dadas anualmente são: Déctupla ou Óctupla, Tosse dos Canis e Raiva, sendo ainda opcional a vacinação contra Giárdia.
  Quando filhote, far-se-ão necessárias e obrigatórias 4 (quatro) doses de Déctupla ou Óctupla com intervalos de 21 (vinte e um) em 21 (vinte e um) dias, 1 (uma) dose de Raiva e 2 (duas) doses de Tosse dos Canis com intervalo de 21 (vinte e um) dias, sendo ainda opcional a vacinação contra Giardia, que tem que ser administrada em 2 (duas) doses com intervalo de 21 (vinte e um) dias. Ou seja, deve-se seguir a tabela abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os veterinários com o passar do tempo vem desaconselhando a vacina de Giárdia por não estar prevenindo de fato a doença. A aplicação dela não é nociva aos caninos, porém sua eficácia é questionada e por isso  consideramos a Giárdia uma vacina opcional, ou seja, uma vacina que pode ou não ser aplicada. Porém, havendo aplicação é de suma importância que sejam aplicadas as duas doses!
  Após esse processo repete-se a vacinação anual com uma única dose de cada uma dessas vacinas (Déctupla ou Óctupla, Tosse dos Canis e Raiva, sendo ainda opcional a vacina de Giárdia) de acordo com o último vencimento.
  Paralelo a vacinação, também é de suma importância a vermifugação, que deve ser feita 2 (duas) vezes ao mês em filhotess até 2 (dois) meses de idade, 1 (uma) vez ao mês em filhotes de 2 (dois) meses até 12 (doze) meses de idade e a cada 3 (três) mesesem cães a partir de 12 (doze) meses. A dosagem e a medicação escolhida deverão ser avaliadas junto a um veterinário, seguindo as instruções da bula de acordo com as instruções do fabricante em relação ao peso do cão. Esses produtos são próprios para esse fim e encontrados em Pet Shops. Não é recomendado usar sempre o mesmo produto, devendo-se optar por um produto diferente a cada término do que estiver em uso.  Recomendamos: Drontal, Panacur, Endal, Milbemax, Revolution, Advocate, Program, entre outros.
  As doenças, em sua maioria, são evitadas com o simples cuidado de manter as vacinas e vermífugos em dia, uma boa alimentação, e a higiene tanto do animal quanto do local em que ele vive com produtos de qualidade que não sejam nocivos a saúde de seu cãozinho.
  Muito importante: Não submeta seu filhote ao contato com outros cães e em locais que são frequentados por outros cães até que o mesmo tenha tomado todas as vacinas do protocolo obrigatório!

 

LIMPEZA E HIGIENE
 

  Utilizamos Shampoo Neutro nos banhos dos Pomerânias e recomenda a todos que façam o mesmo. É importante que o shampoo seja de uma marca de confiança do ramo “pet”. Costumamos utilizar os shampoos da Royal Shower, Bio-Groom e da #1 All Systems.
  O uso do condicionador nos Spitz deve ser cauteloso. O uso excessivo pode descaracterizar a pelagem de um “ursinho”. Só recomendamos esse uso no caso de possuir um exemplar com bastante densidade de pelo ou se o pelo estiver ressecado, necessitando de uma hidratação.
  Também é muito importante que a secagem do Pomerânia seja feita com secador ou soprador e que o mesmo fique completamente seco, sem nenhum resíduo de água para evitar processos irritativos.
  Após o banho e a secagem completa, a escovação deverá ser feita no sentido do nascimento do pelo (de baixo para cima), abrindo a pelagem em camadas e escovando camada a camada, prestando atenção as regiões atrás das orelhas e próximas as genitais, que tendem a embolar um pouco mais que o restante.
  A escovação é outro ponto muito importante. Utilizamos 3 materiais neste processo: Escova de pinos médios sem bolinhas nas pontas, rasqueadeira bem macia, e pente espaçamento largo entre os dentes. A rasqueadeira bem macia deverá ser usada com cuidado. Se você tiver um Spitz que não possui muita densidade de pelo e subpelo, a rasqueadeira só deverá ser usada atrás das orelhas, próximo ao ânus e as genitais pois ela facilita na hora de desembolar. No restante do corpo só deverá ser usada a escova de pinos médios sem bolinhas nas pontas. Agora, se o seu Spitz possui uma boa densidade de pelo e subpelo, a rasqueadeira poderá ser utilizada no corpinho todo, mantendo o mesmo processo de escovação explicado anteriormente. Quanto ao pente, ele deverá ser utilizado apenas para abrir o pelo, como se fosse areja-lo. Posicione-o transversalmente ao pelo, insira na pelagem e retire da pelagem. Assim o pelo ficará bem soltinho e volumoso. 
Tanto as escovas, quanto as rasqueadeiras, existem diversas no ramo pet, mas as importadas tendem a ser bem melhores e tem uma durabilidade inquestionável, como por exemplo: # 1 All Systems e PSI.

Lembretes importantes:
>  Em todo banho deve-se tomar cuidado com os ouvidos para que não entre água neles, após o banho deve-se retirar o excesso de sujeira com um “cotonete”, tomando cuidado com os tímpanos do cãozinho.
> O banho só deve ser dado com os pelos desembaraçados, e de preferência mensalmente, porém havendo necessidade pode-se reduzir a distância entre os banhos.
> Não se banha um cão após a vacinação. É importante aguardar pelo menos uma semana.
> Evite dar banhos em pet shops. O banho em casa normalmente resulta em algo mais agradável para seu bebê, além de ter os cuidados que só "papai" e "mamãe" sabem dar. Caso seu filhote ainda não esteja com o ciclo de vacinas completo, não leve-o em pet shop de forma alguma! 

 

ALIMENTAÇÃO
 

   É fundamental uma alimentação de qualidade, sempre opte por uma ração de qualidade Super Premium. Para alimentar um Spitz Alemão, não é necessária muita quantidade (aproximadamente 50 g diárias de ração Super Premium - 1,5 Kg  por mês).

 

 

PETISCOS

    Eles adoram petiscos! E nós, humanos, também adoramos e por isso sempre ficamos com "peninha" deles. É praticamente impossível resistir a carinha que eles fazem quando querem algo diferente, e realmente não deve ser muito legal comer sempre a mesma coisa. Os pet shops sempre tem vastas opções de petiscos das mais diferentes marcas e qualidades. Mas, com certeza, podemos oferecer petiscos muito mais interessantes e saudáveis para eles que esses industrializados e excessivamente calóricos! Seguem algumas dicas:
> Legumes e verduras como cenoura, beterraba, abóbora, vagem, berinjela, ervilha, couve, espinafre, brócolis, couve-flor entre alguns outros, cozidos no vapor d'água, são uma excelente opção de petisco. Eles normalmente adoram! 
> Frutas como maça, manga, pera, morango, caju, melancia, melão, entre algumas outras, também são uma boa opção de petisco, mas as porções devem ser bem pequenas e mais eventuais, pois a frutose, açúcar natural da fruta, pode trazer malefícios a médio prazo.
> Carnes (de todas as origens) preparadas em casa especialmente para eles, cozidas apenas na água com uma pitadinha de sal, também podem ser oferecidas como petiscos.
> Ossos naturais são muito melhores que os ossos artificiais! Uma vértebra (não muito pequena) de uma rabada, sem a carne, é excelente para ajudar na limpeza dos dentes e os deixam muito felizes! Ossos bovinos podem ser cozidos sem risco para os animais!

   É importante destacarmos que o estômago deles é bem pequeno e que os petiscos não devem substituir a alimentação fundamental (ração). Todos esses petiscos não podem representar mais de 5 g (cinco gramas) diárias!

   Alimentos já preparados para consumo humano não são indicados para cães sob nenhuma hipótese. Vários dos temperos básicos que usamos em nossa alimentação, como a cebola, são altamente tóxicos para os cães.

 

Escolha do Filhote

 

 

A idade ideal para se adquirir um filhote é a partir dos 70 dias, pois com essa idade pode-se assegurar um desmame perfeito e sem traumas para a mãe e/ou para o filhote, além de que os traços físicos do filhote já estão bem definidos, o que torna mais fácil a escolha de um bom exemplar.
   O filhote deve ser escolhido com carinho, prestando-se atenção as suas características gerais, em especial:

- Pelo não deve ser opaco nem possuir falhas.
- Olhos brilhantes e sem secreção, nariz úmido e pigmentado.
- O animal deve caminhar sem hesitação e sem esbarrar em objetos.
- A audição pode ser testada através de estalos com os dedos ou barulhos semelhantes quando o animal estiver distraído. Um cão com boa audição reagirá ao barulho levantando as orelhas e procurando a origem do som.

 

 

Página Retirada do Site Canil White Dove Poms ( Juliana Camara)

A Raça Spitz Alemão e seus Cuidados

© 2017 por Gran Schiavo Poms. Orgulhosamente criado com Wix.com